resumo empreendedorismo
Empreendedorismo é o estudo das técnicas, habilidades e conceitos necessários para a criação de um negócio ou projeto. Estuda-se ainda o desenvolvimento de tais habilidades e quais os meios para se desenvolver o negócio, de forma que ele tenha resultados positivos para a sociedade e para o empreendedor. Trata-se de saber identificar oportunidades e transformá-las em realidade. Historicamente, empreendedorismo tem sido definido como uma maneira diferenciada de alocação de recursos e otimização de processos organizacionais, sempre de forma criativa, visando à diminuição de custos e melhoria de resultados.
2) Quem é o empreendedor?
Pela definição de Schumpeter, "é aquele que destrói a ordem econômica existente através da introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização, ou pela exploração de novos recursos e materiais." É importante ainda destacar que o empreendedor deve ter iniciativa para inovar e ter paixão pelo que faz, além de aceitar riscos e a possibilidade de falhar, otimizando os recursos disponíveis e transformando o ambiente socioeconômico em que está. Outras características necessárias para a criação e gestão de novos projetos são o autocontrole, a atenção às oportunidades e o estudo (conhecimento) do campo de atuação. O empreendedor é aquele que vê uma oportunidade e cria um negócio/projeto para fazer tal oportunidade se tornar realidade.
Alguns tipos de empreendedores: Nato, que aprende, por necessidade, herdeiro, social.
3) Por que o empreendedorismo é importante para a economia brasileira?
Novamente se baseando na definição de Schumpeter, o empreendedorismo é importante para que a economia possa se reciclar, criar novos negócios e prosperar de forma menos difícil. Novas ideias, produtos e modos de produção são essenciais para manter a economia girando, especialmente em épocas de crise. A economia criativa tem sua origem na habilidade, criatividade e talentos individuais que, empregados