Resumo - Empreendedorismo
Definição de Empreendedorismo
Processo de criar algo novo com valor, dedicando o tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psíquicos e sociais correspondentes e recebendo as conseqüentes recompensas da satisfação e da independência financeira e pessoal.
Empreendedor versus Inventor
Assim, percebemos uma diferença importante entre o empreendedor e o inventor. O empreendedor apaixona-se pela organização (o novo empreendimento) e faz quase tudo para garantir sua sobrevivência e crescimento, enquanto o inventor apaixona-se pela invenção e só relutantemente a modificará para torná-la mais viável comercialmente. O desenvolvimento de um novo empreendimento com base no trabalho de um inventor com freqüência exige conhecimento de um empreendedor e uma abordagem de equipe, uma vez que muitos inventores não conseguem se concentrar em apenas uma invenção o tempo suficiente para comercializá-la
O papel do Empreendedorismo no desenvolvimento econômico
[...] Uma teoria do crescimento econômico coloca a inovação como fator mais importante, não só no desenvolvimento de novos produtos (ou serviços) para o mercado, como também no estímulo ao interesse em investir nos novos empreendimentos que estão sendo criados. Esse novo investimento funciona na demanda e na oferta, ou seja, em ambos os lados da equação de crescimento; o novo capital criado expande a capacidade de crescimento (lado da oferta), e os novos gastos resultantes utilizam a nova capacidade e a produção (lado da demanda). (HISRICH, 2009, p.36)
Ainda podemos identificar três grandes movimentos empreendedores importantes para do desenvolvimento econômico de uma nação: O governo como inovador (ativo na comercialização de tecnologia); Intra-empreendedorismo [8] ou empreendedorismo corporativo ; e Empreendedorismo (individual) (HISRICH, 2009).
O primeiro caracteriza-se principalmente pelo investimento em pesquisa, normalmente desvinculada de interesses econômicos, mas que ao final, pode