Resumo empreendedorismo
Gestão da Pequena e Média Empresa.
Curitiba
2013
Características e perspectivas da Pequena Empresa
As pequenas e médias empresas representam atualmente aproximadamente 98% das empresas economicamente ativas no país, ocupando 60% da mão de obra total em seus empreendimentos. As características que definem o porte de uma pequena e ou média empresa utilizam critérios que incluem o faturamento, o número de funcionários, o patrimônio líquido, entre outras caracerísticas que permitem a definição do porte da organização. Segundo especialistas, hoje o principal desafio é fortalecer as empresas de pequeno porte e incientivá-las a desenvolver-se tecnologicamente. Nesta categoria de empreendimento, as influências externas que impactam a organização, são as ações governamentais. Portanto, o Estado é responsável pela criação de medidas que incentivem a produção nas empresas deste porte. As pequenas e médias organizações apresentam as seguintes características:
Estrutura organizacional simples (Poucos níveis hierárquicos, centralização de autoridade)
Ocupam espaços definidos no mercado em que atuam
Possui flexibilidade quanto à localização (podem espalhar-se com facilidade e desempenham um papel importante na interiorização do desenvolvimento)
Possuem maior intensidade de trabalho
O proprietário e a administração são interdepentes (Geralmente o empreededor não separa o que é particular do que é do negócio e, grande parte utiliza a mesma conta)
Existe predominância de capital privado. Dentre as vantagens do micropreemdedor, destaca-se a capacidade de atender à pequenos clinter, respondendo rapidamente à pequenos mercados e à pequenas quantidades. Características particulares:
Em geral é propriedade de um indivíduo, ou de um número extremamente restrito de indivíduos
É administrada pelo proprietário e, mesmo com o