Introdu O E Resultados
A termologia é a parte da Física que estuda o calor. Os fenômenos são interpretados a partir de modelos da estrutura da matéria de dois pontos de vista distintos, porém complementares: o microscópico (temperatura, energia interna e pressão) e o microscópico (velocidade e energia cinética de átomos e moléculas).
Calorimetria é uma ramificação da termologia e a parte da física que estuda as trocas de energia entre corpos ou sistemas quando essas trocas se dão na forma de calor, sendo este uma transferência de energia térmica de um sistema para outro que sempre se dá do corpo mais quente para o mais frio, ou seja: podemos dizer que um corpo recebe calor, mas não que ele possui calor.
A palavra calorímetro é usada para designar um instrumento utilizado na medição de calor envolvido numa mudança de estado de um sistema. Tal pode envolver uma mudança de fase, de temperatura, de pressão, de volume, de composição química ou qualquer outra propriedade associada com trocas de calor. Pode-se dizer que calor é energia térmica que se transfere entre corpos que estão em diferentes temperaturas. Não tem sentido dizer que um corpo possui calor. Para designar a energia de um corpo, em decorrência da agitação de suas partículas, usa-se o termo energia interna.
Assim, os corpos e as substâncias na natureza reagem de maneiras diferentes quando recebem ou cedem determinadas quantidades de calor. Alguns esquentam mais rápido que os outros.
Desta forma, ao longo deste relatório serão explicados mais profundamente alguns termos que ajudaram compreender melhor esta forma de energia, como por exemplo, a capacidade térmica e o calor específico de uma substância.
Assim, segue-se alguns conceitos importante para este relatório.
1) Energia Térmica
Energia térmica é a energia interna que consiste na energia cinética e na energia potencial associadas aos movimentos dos átomos, moléculas e outros corpos microscópicos existentes dentro de um corpo.
2) Calor
Ao colocarem-se dois