Aula02
2ª Aula – Programa, entrada e saída de dados
1. Objetivos
Falar sobre programa de computador, diferenciando programa em linguagem de máquina, de programa em linguagem de montagem e de programa em linguagem de alto nível
Apresentar a Linguagem C e a estrutura geral de um programa nesta linguagem de alto nível
Falar sobre entrada e saída de dados e apresentar as funções printf() e scanf() da Linguagem C
Apresentar operadores aritméticos da Linguagem C
2. Motivação
Toda a linguagem de programação apresenta uma estrutura. Para que se dê início à atividade de programação de computadores, é indispensável conhecer ao menos a estrutura e as características gerais da linguagem de programação escolhida.
Comandos de entrada e saída de dados possibilitam a um programa aplicar o mesmo algoritmo a diferentes valores de entrada e produzir dados para outros programas ou mesmo úteis a um ser humano.
3. Conceitos
3.1 Programa de computador (Revisão)
A linguagem compreendida pelos computadores é a linguagem de máquina, cujo alfabeto é formado apenas por duas letras: os dígitos binários1 (ou bits) 0 e 1. Escrever programas em linguagem de máquina utilizando apenas 0s e 1s, entretanto, é uma tarefa chata e bastante sujeita a erros.
“O uso da máquina para programar a própria máquina foi a forma encontrada pelos pioneiros da programação para traduzir programas escritos em uma linguagem simbólica para a linguagem da máquina.” (Hennessy e Patterson, 2000)
A linguagem de montagem (ou assembly) foi criada para facilitar a programação de computadores, mas ela ainda obriga o programador a escrever uma linha para cada instrução a ser executada pela máquina, forçando-o a raciocinar como máquina. O programa que traduz a linguagem de montagem para a linguagem de máquina é denominado montador (ou assembler).
Instruções são conjuntos de bits inteligíveis pelo computador e que podem ser associadas a números. Por exemplo, os bits 1000 1100 1010 0000