AULA PRÁTICA: TESTE DE SANITIZAÇÃO
CURSO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
DISCIPLINA DE MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS
AULA PRÁTICA: TESTE DE SANITIZAÇÃO
SILVIA SIQUEIRA
CRUZ ALTA – RS
2014
1. INTRODUÇÃO
Frutas e hortaliças são potenciais veiculadores de microorganismos que podem estar associados à toxinfecções alimentares e, conseqüentemente, a doenças transmitidas por alimentos (DTA). (PACHECO et. al., 2002).
O manuseio e o preparo correto de frutas e hortaliças para o consumo humano são cruciais para reduzir a carga microbiana nestes tipos de produtos e, conseqüêntemente diminuindo a incidência de doenças transmitidas através de alimentos.
Para o correto manuseio se faz necessário a utilização de água de boa qualidade na higienização e sanitização dos frutos e hortaliças como também dos equipamentos e utensílios, de forma a evitar contaminação cruzada aumentando a segurança microbiológica dos alimentos. (SUSLOW, 1997; ANTONIOLLI et. al., 2005).
2. OBJETIVOS
O objetivo desta aula prática é definir qual o melhor sanitizante a ser utilizado na higienização de hortaliças.
2.1 Objetivo Específico:
Verificar qual o sanitizante é mais eficiente na higienização das amostras de alface.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
Foi preparado o meio de cultura Ágar Manitol em frasco erlenmeyer utilizando 5,4g do Ágar dissolvido em 50 mL de água destilada. Para auxiliar a dissolução do Ágar foi aquecido em bico de bunsen evitando fervura. O Ágar foi autoclavado por 3 horas para esterilização.
O Ágar foi colocado nas placas de Petry. Após o Ágar atingir consistência sólida, foi realizada a análise microbiológica.
A análise microbiológica foi realizada utilizando três amostras diferentes. As amostras utilizadas foram:
- Alface mergulhada em água de torneira por 30 minutos.
- Alface mergulhada em solução de ácido acético 10% por 30 minutos.
- Alface mergulhada em solução de hipoclorito de sódio