testes aprovados pelo SATEPSI
G36 – TESTE NÃO VERBAL DE INTELIGÊNCIA
É um teste onde existe 36 questões,onde tais tem como finalidade avaliar a capacidade intelectual através de questões que estão dispostas. Tendo uma compreensão de relação de identidade simples, compreensão de relação de identidade mais raciocínio por analogia,raciocínio por analogia envolvendo mudança de posição,raciocínio por analogia de tipo numérico e envolvendo mudança de posição e raciocínio de tipo espacial. O teste teve sua recepção no SATEPSI em 24/04/2002, tendo então a data plenária no período de 11/04/2003 à 27/09/2003. O SATEPSI considera o teste favorável para aplicação. O seu autor foi Efraim Rojas.
PALOGRAFO
Trata-se de um teste de personalidade cuja aplicação é muito simples e rápida, mas sua avaliação e interpretação exigem um certo grau de preparação e experiência do psicólogo com a técnica. O Presente Manual foi elaborado com o objetivo de apresentar uma nova fundamentação teórica para o teste, bem como os resultados das pesquisas relativas aos parâmetros psicométricos, incluindo normas, precisão e validade. Este Manual apresenta uma sistematização da avaliação do teste, incluindo medidas quantitativas e avaliação qualitativa com as respectivas interpretações, procurando sempre apresentar ilustrações das características descritas no texto. Este teste teve duas edições, a primeira publicada pelo SATEPSI em 2002 onde o autor foi Agostinho Minucucci, que hoje é desfavorável para uso. Em 2004 foi publicado o novo manual, cujo autores são irai Cristina Boccato Alves e Cristiano Esteves, este é favorável e utilizado até os dias de hoje.
AC – ATENÇÃO CONCENTRADA
O Teste AC – Atenção Concentrada teve sua publicação no ano de 2003, com a finalidade avaliar a capacidade que o sujeito tem de manter a sua atenção concentrada no trabalho durante um período. Material elaborado com um único símbolo, uma ponta de flecha e distribuído em linhas. O sujeito deverá