Fertilização in vitro; Icsi
Trabalho realizado por:
Amália Santana
Ana Almeida
Andreia Silva
Vera Barros
Prof. Clementina Fernandes
Introdução
A reprodução medicamente assistida, é um processo segundo o qual são utilizadas técnicas médicas que auxiliam a reprodução humana. Estas técnicas são normalmente utilizadas em casais com problemas de fertilidade, ainda que também o sejam em casais em que haja portadores de doenças virais como sida ou hepatite B/C. Outras indicações são casais com elevado risco de transmissão de doenças genéticas.
A reprodução medicamente assistida em Portugal – Injeção Intracitoplasmática de espermatozóides (ICSI)
A injeção intracitoplasmática (ICSI) é uma técnica de reprodução assistida, incluída no tratamento de Fecundação in Vitro, que permite alcançar com êxito a gravidez em casais diagnosticados com um fator masculino severo.
A injeção Intracitoplasmática permite a união direta do óvulo e do espermatozóide, facilitando a fecundação. Para tal, o homem tem que fornecer uma amostra de sémen.
Em casos mais complicados, é necessário uma biopsia testicular de modo a extrair e selecionar os melhores espermatozóides, pois um espermatozóide com baixa mobilidade ou má morfologia teria uma maior dificuldade de em penetrar o óvulo de forma natural ou através da técnica de Fecundação in Vitro clássica.
Indicado Para:
Homens com baixo número de espermatozóides, problemas de mobilidade ou má morfologia dos mesmos.
Homens que tenham feito uma vasectomia (A vasectomia é uma pequena cirurgia onde se faz uma ligadura nos canais deferentes do homem. Isto fará com que o homem o sémen do homem não contenha espermatozóides)
Doença infeciosa ou infertilidade de causa imunitária.
Dificuldade em conseguir uma ejaculação em condições normais, como ocorre na ejaculação