Aula Pratica 2
A Nova aula experimental, teremos um objeto movendo-se sobre um trilho de ar, com atrito desprezível onde os efeitos do movimento retilíneo são anotados, o objeto permanece com sua velocidade constante, quando passa pelos sensores em uma distancia limitada, que é cronometrada com uma variação de tempo, cada etapa (peso/distância) foi realizado três vezes, para que pudesse calcular uma velocidade média de cada experimento, para então calcularmos a velocidade média de cada experimento.
INTRODUÇÃO
A aula experimental teve como objetivo, o estudo pratico do movimento retilíneo uniforme de corpos, onde a velocidade é constante, obtendo-se assim, um valor para o experimento da velocidade de objetos de massas diferentes, movimentando-se sobre um trilho de ar.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Destaca-se como Movimento Retilíneo, todo e qualquer movimento de um objeto em linha reta. Caracterizando uma velocidade que se mantem constante ou que tenha uma variação de velocidade, tem-se apenas como módulo, nunca em direção. Se sua aceleração, tiver uma variação será apenas em módulo e não em direção, e se mantendo em paralelo com a velocidade.
TIPOS DE MOVIMENTOS
Os mais estudados são o movimento retilíneo uniforme e o movimento retilíneo uniformemente variado.
MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME (MRU)
O movimento retilíneo uniforme (MRU), o vetor velocidade é constante no decorrer do tempo (não tem variação em módulo, sentido ou direção), portanto terá aceleração nula. O objeto ou ponto material se desloca distâncias iguais em intervalos de tempo iguais, quando não se tem aceleração, sobre um objeto ou ponto material em movimento retilíneo uniforme a resultante das forças aplicadas são nula (primeira lei de Newton - Lei da Inércia). Uma das características dele é que sua velocidade em qualquer instante é igual à velocidade média.
EQUAÇÕES DOS MOVIMENTOS RETILÍNEOS
No movimento retilíneo a velocidade média é:
Aceleração média:
Para as equações, usa-se geralmente os símbolos ,