Aula prainha
Vamos a algumas informações gerais sobre o parque:
• Nome: Parque Natural Municipal da Prainha
• Localização: Grumari
• Área total: 146,93 há
• Distribuição da área protegida por bairro:
Recreio dos Bandeirantes – 8,902 há
Grumari – 138,0162 há
• Distribuição da área protegida por bacia:
Microbacia da Prainha – 131,204 há
O parque é dividido em zonas (intangível; de uso extensivo. De uso intensivo; de recuperação ambiental), tais questões estabelecidas pela APA (área de preservação ambiental) e APP (área de preservação permanente. A área onde hoje se encontra o parque já foi propriedade rural no século XIX, mas durante um período considerável permaneceu intocada e só depois de algum tempo veio passar por um processo de recuperação e foi determinada como parque, o que faz de tal área um meio antrópico.
Na ajuda para a preservação e proteção do local existe a ASAP (associação de surfistas e amigos da prainha). No local foi possível observar cartazes afixados que informavam sobre a luta contra a ocupação urbana nesse ambiente.
O parque ‘’construiu sua própria infraestrutura, uma vez que serviços básicos como energia elétrica não chegavam ao parque (para que chegasse haveria um custo muito alto). Pesando nisso e na questão ecológica, o parque implantou painéis solares para a obtenção de energia, sistema de fossa/ filtro para esgotamento sanitário e poços artesianos para a captação de água.
São poucas as construções na prainha.
A prainha tem o selo azul que corresponde positivamente à qualidade da água do mar.
A cobertura vegetal do parque encaixa-se na descrição de Floresta Ombrófila Submontana ou Tropical Pluvial, nas encostas e formações pioneiras na mata de restinga e alagados.