História de Aquiraz - Ceará
Introdução
A aula de campo do dia 19 de maio de 2014, lecionada na cidade de Aquiraz teve como intuito nos apresentar à história da cidade que foi a primeira vila da Capitania do Ceará, criada por despacho de 13 de fevereiro de 1699, por ordem do Rei de Portugal. O objetivo principal para a criação da vila seria a de amenizar as violências, abusos e arbitrariedades cometidas por capitães-mores e administrar a justiça, já que os ouvidores de Pernambuco e da Paraíba, que atuavam também no Ceará raramente visitavam a capitania, em razão das grandes distâncias que as separavam.
Em 1701 transfere-se a sede do núcleo de Fortaleza para o núcleo de Barra de Ceará, lugar que teve posteriormente a denominação de Vila Velha, mas voltou para Fortaleza.
Em 1706, a sede é mudada novamente para Barra do Ceará, voltou para Fortaleza em 1708. Em 1710, a vila tomou a denominação de São José de Ribamar. Pela Ordem Régia de 1713, a sede é transferida de modo definitivo para Aquiraz. Por esta razão muitos consideram Aquiraz, que tem como significado “água logo adiante”, a primeira capital do Ceará.
Na aula de campo, nós fomos apresentados à alguns pontos históricos e turísticos da cidade:
Praça Cônego de Araripe
A história de Aquiraz mistura os primeiros habitantes destas terras, os índios potiguaras e outras tribos pertencentes ao tronco tupi como os jenipapo-kanyndé, com os portugueses religiosos e militares que vieram habitar esta região visando à catequização dos índios e à proteção do território contra invasões de outros povos europeus.
Igreja Matriz de São José de Ribamar
Construída no século XVIII, o templo apresenta ecletismo no estilo, predominando os traços barrocos e neoclássicos, frutos das várias modificações que passou ao longo dos anos. Alguns detalhes, ainda originais, impressionam por sua beleza e requinte. São eles, dentre outros; As três grandes portas almofadadas da entrada principal,