Trabalho Monografia
CLEONILCE MENDES SILVA
A HISTÓRIA DO CEARÁ E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO CEARENSE
NOVA RUSSAS - Ceará
2013
RESUMO
O presente trabalho de cunho científico tem o objetivo principal mostrar que no final do século XIX e início do século XX a história política e a construção do espaço cearense foi bastante conturbada. Duas frentes de ocupação atuaram no Siará, a primeira, chamada de sertão-de-fora foi controlada por pernambucanos que vinham do litoral, e a segunda, do sertão-de-dentro, controlada por baianos. Ao longo do tempo o Siará foi sendo ocupado o que impulsionou o surgimento de várias cidades. Hoje o Ceará é um dos 27 estados do nosso país, rico em cultura, e com uma população muito hospitaleira e religiosa. Vários fatos marcaram a história do Ceará, como o fim da escravidão no Estado. Ou seja, o Ceará foi o primeiro estado brasileiro a abolir a escravidão. Hoje conhecido também como a “Terra do Sol” por causa de suas inúmeras praias paradisíacas e ensolaradas é uma região que cada vez mais vem se desenvolvendo em todas as áreas.
INTRODUÇÃO
Com a decisão do rei de Portugal D. João III em dividir o Brasil em capitanias hereditárias, coube ao português Antônio Cardoso de Barros, em 1535, administrar a Capitania do Siará (como era chamada a região correspondente as capitanias do Rio Grande, Ceará e Maranhão).
Entretanto a região não lhe despertou interesse. Só então, em 1603, é que o açoriano Pero Coelho de Sousa liderou a primeira expedição a região, demostrando interesse em colonizar aquelas terras. Pero Coelho se instalou às margens do rio Pirangi (depois batizado rio Siará), onde construiu o Forte de São Tiago, depois destruído por piratas franceses. A esquadra de Pero Coelho teve que enfrentar ainda a revolta dos índios da região que inconformados com a escravidão, destruíram o forte obrigando os europeus