AULA PR TICA 3 DE QUIMICA
GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA
ALUNOS : HIGOR TIAGO GIL DACZKOWSKE
MARIA ALICE DAMACENO
RONDINELI RENAN MARCIANO
RELATÓRIO AULA PRÁTICA 03
USO DO BICO BUNSEN E COMBUSTÃO DE SAIS
PROFESSORA: LUCIANA ERCOLI
CAMPO MOURÃO
22/03/2015
INTRODUÇÃO
O teste chamas tem por base, o aquecimento de uma amostra sólida. Essa técnica é muito utilizada para identificar o íon positivo existente num sal puro. Os íons negativos presentes não interferem nessa analise.
Quando os sais são aquecidos os elétrons dos átomos podem ser excitados, ocorrendo então uma absorção de energia. Os elétrons regressam depois do estado fundamental, com a conseqüente libertação dessa energia sob a forma de uma chama colorida. Alguns elementos emitem radiação na região visível, sendo possível em alguns casos, identificar através desses elementos a coloração que conferem á chama. Este processo de emissão de radiações por elementos, explica fenômenos conhecidos como as diferentes colorações das auroras boreais e dos fogos de artifícios.
OBJETIVO
Observar a cor da chama associada á presença de elementos químicos metálicos presentes em sais.
Identificar elementos químicos metálicos pelo teste de chama.
MATERIAL UTILIZADO
- Cloreto de sódio
- Cloreto de potássio
- Cloreto de bário
- Nitrato de chumbo
- Suldato de cobre
- Acetato de cálcio
- Óxido de magnésio
- Aste metálica
- Bico de Bunsen
- Solução de ácido clorídrico 1M
- Cloreto de ferro
-Cloreto de estrôncio
- Sal de cozinha
METODOLOGIA
Tendo conhecimento da função de cada material existente em um Laboratório de Química, dentre eles o bico de Bunsen e os reagentes químicos, é possível que seja realizado diversas atividades experimentais, nisto, cita-se o Teste da Chama, que apoiado no conhecimento teórico, de que cada elemento libera radiação em um comprimento de onda característico e especifico, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é única para cada elemento. O teste da chama