MONOGRAFIA CAROLINE SAUKA
5019 palavras
21 páginas
CAROLINE SAUKA DA SILVAJACQUELINE FERREIRA VAZ
JULIANA CRISTINA
O TDA/H E A NEUROPEDAGOGIA
Umuarama – Pr
2013
CAROLINE SAUKA DA SILVA
JACQUELINE FERREIRA VAZ
JULIANA CRISTINA
O TDA/H E A NEUROPEDAGOGIA
Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de especialização no Curso de Pós Graduação em Neuropedagogia do Instituto de Estudos Avançados – ESAP.
Orientadora: Professora Eliane Campos Ruiz Leite.
Umuarama – Pr.
2013
FOLHA DE APROVAÇÃO
AGRADECIMENTOS
Agradecemos a Deus pela vida. Aos nossos familiares com muito amor e carinho, e a todos que direta ou indiretamente contribuiu para a realização do nosso trabalho nos engrandecendo pessoalmente e profissionalmente.
RESUMO
O TDA/H E A NEUROPEDAGOGIA
Caroline Sauka da Silva
Jacqueline Ferreira Vaz
Juliana Cristina
Orientadora: Eliane Campos Ruiz Leite
A pesquisa teve como objetivo estudar algumas estratégias específicas do TDA/H, visando o papel da escola, professor, família no processo ensino aprendizagem. Para o desenvolvimento do tema optou-se pela pesquisa bibliográfica através de análise de livros, revistas, sites relacionados ao assunto em questão. Os dados da pesquisa nos mostram que o TDA/H se caracteriza pela desatenção, hiperatividade e impulsividade, necessitando assim de intervenção que beneficie a pessoa com o transtorno envolvendo não só a família mais todos os atores sociais.
Palavra Chave: TDA/H, Intervenções, Papel da escola.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Estudos indicam que as crianças com TDA/H em ensino regular correm risco de fracasso 2 a 3 vezes maiores do que crianças sem dificuldades escolares e com inteligência equivalente ( GORDON, 1991, apud GOLDSTEIN E GOLDSTEIN, 2002) Levando em consideração estes aspectos é de suma importância intervir neste contexto em que a criança está inserida, no intuito de propor melhorias e