Aula inaugural
O ministério dos transpores tem a missão de capacitar a infraestrutura viária para o atendimento das necessidades de transporte no país, levando em consideração o desenvolvimento deste. Para tanto ele visa a diminuição das desigualdades entre as regiões, viabilizando áreas de produção através de adequado transporte, sendo este ais seguro e integrado possível. O ministério participa do planejamento estratégico definindo prioridades de investimentos. Entre os programas desenvolvidos estão: recuperação de rodovias, construção de novas vias, integração entre tipos de transportes, manutenção de hidrovias e construções de eclusas.
Modelos são utilizados para a análise de sistemas reais, sendo necessários para prever impactos de alterações no sistema, possíveis alternativas para modificações no sistema real e estudar situações pouco prováveis ou não existentes. Assim eles são construídos como uma representação do sistema real, do qual se supõe seu funcionamento, e dos modelos se obtêm informações representativas da realidade. Por exemplo, em um simulador de tráfego o sistema e representado através de nós (cruzamentos) e tramos (trechos entre cruzamentos), sendo utilizado o modelo de “car-following” e através de instrumentos matemáticos são obtidos resultados representativos da realidade. Para a construção de modelos são necessários dados confiáveis obtidos algumas vezes em campo. Dados confiáveis geram resultados aceitáveis.
Uma importante ferramenta disponível para analisar as regiões quanto sua necessidade de transporte é o Sistemas de Informação Geográfica (GIS), pois através de sua sobreposição de camadas é possível visualizar tendências e necessidades da produção das regiões e assim fazer um planejamento adequdo para atender a demanda destas por transportes.
O PLNT, Plano Nacional de Logística e transporte, tem como objetivo formalizar instrumentos de modo a dar suporte ao planejamento de intervenções na infraestrutura e organização de