RELATÓRIO DA AULA INAUGURAL
PISICOLOGIA
RELATÓRIO DA AULA INAUGURAL
ENOS DE LACERDA
PROFESSORA RAQUEL VENERA
Filosofia
Joinville-SC
2013
ENOS DE LACERDA
RELATÓRIO DA AULA INAUGURAL
Trabalho apresentado ao curso de Psicologia da Universidade da Região de Joinville – Univille – como requisito parcial para obtenção do grau em Psicologia, sob orientação da Professora Raquel ALS Venera.
Joinville-SC
2013
Rogério Proença Leite , apresentou uma Aula inaugural sobre: “Os Sentidos conceituais do Patrimônio Cultural na área das Ciências Humanas” . Rogério começa a palestra falando sobre o patrimônios históricos. E faz um breve questionamento para quem estava assistindo a palestra “quem torna algo histórico?”. Então ele explica que no passado, as classes ricas fizeram sua historia, deixando suas construções e suas culturas, por terem se sobressaído em sua época e dominado as outras classes, e alguns continua até hoje porque esses patrimônios históricos estão ainda presentes. Um exemplo: as Fortificações Militares, que até hoje em dia suas construções seus costumes culturais, estão passando de geração em geração. Rogério começa a falar dos patrimônios nacionais, ele comenta sobre o Candomblé como o primeiro patrimônio nacional que não faz parte da ‘elite’ das classes dominantes. Após esse ocorrido, acontece uma banalização de patrimônios culturais; queriam tornar diversas coisas como patrimônios históricos. Por exemplo a panela de barro no Espírito santo, entre tantas outras coisas. Nesse caso das panelas, o que se tornava um patrimônio, não era as panelas em si, e sim o modo de faze-las artesanalmente.
Ele fala sobre as alagoanas, e que suas filhas não queriam fazer panelas de barro que era de importância cultural local; e essa falta de interesse acaba sendo um dos fatores para extinguir essa cultura. Foi citado uma solução para esse problema, que seria registrar os processos