Resenha
TGA – TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
PROFº LAURY BUENO
28 ABR. 2011
Resenha: Carbonell e La Española: guerra de marcas por causa de uma cigana
O texto “Carbonell e La Española: guerra de marcas por causa de uma cigana”, publicado dia 03 de outubro de 2007 por um jornal espanhol, enfatiza o plágio do rótulo da embalagem de azeite entre as duas empresas, gerando um possível conflito para os consumidores no momento da compra, pois as imagens possuem detalhes extremamente parecidos.
No transcorrer do texto, percebe-se que a grande “briga” entre as duas empresas teve inicio em 1982, pelo fato da marca La Española (Acesur) ter mudado o seu rótulo durante os anos e ter ficado semelhante ao de sua concorrente direta, Carbonell (Grupo SOS), líder no ramo de azeites dentro da Espanha, Sevilha.
Durante 25 anos o tribunal europeu concedeu o ganho da causa à La Española. Apenas em 2007 o tribunal deu causa ganha à Carbonell por contestar a permissão do registro de imagem da La Española no Escritório de Harmonização do Mercado Interior (OAMI – instituto responsável por registros de marcas, desenhos e modelos na UE). Entretanto a Acesur, por sua vez, recorreu à justiça e manteve essa disputa pelo rótulo com o Grupo SOS.
O diretor da fabricante La Española, Gonzalo Guillén, pronunciou-se dizendo que mesmo com a decisão do tribunal europeu, ou seja, a proibição da imagem na Europa, a exportação dos produtos não foi afetada, pois 95% das garrafas exportadas são de vidro e não de plástico, embalagens que esse rótulo é utilizado e comercializado.
Apesar dessa disputa pelo rótulo, nenhuma das empresas possui uma imagem original, pois elas se basearam na imagem pintada por Julio Romero de Torres, “A cigana”. Não se sabe até que ponto pode chegar essa disputa por uma imagem que não pertence a nenhuma das duas empresas.
Com relação ao texto, fica evidente que a (OAMI) errou ao permitir o registro de