Aula Inaugural
A IMPORTÂNCIA DA AULA INAUGURAL
No primeiro contato com os alunos é que muito do que se pretende fazer é passado e motiva crianças e adolescentes para as aulas de filosofia. A Aula Inaugural é a porta de entrada de um novo ano, é o início de uma trajetória que será e deve ser percorrida de mãos dadas, e que somente assim trará seus bons frutos. Sempre começamos, em qualquer caminhada, pelo primeiro passo. Esse primeiro passo pode ser o precedente de muitas alegrias, aprendizagens, amizades, evoluções e conquistas. A importância de ser na direção certa, com uma dosagem na medida e, para isso é fundamental uma orientação do rumo que queremos tomar.
O professor é como o capitão de um navio, é ele quem dará e mostrará a direção a seguir. Sempre escutando o que os tripulantes têm a dizer, aceitando sugestões, e ressaltando a importância de cada um ali presente, pois quão tediosa seria essa viagem sem companhia.
A Aula Inaugural é quando o capitão apresenta aos tripulantes o seu mapa, fala das suas estratégias, quando atribui e reconhece a importância de cada um dos que estarão no navio, e demonstra toda esperança e fé presente em seu coração para que a viagem seja bem sucedida. O principal sentido dessa viagem não é o local de chegada, mas a viagem em si, a aventura, as descobertas, o estar juntos aprendendo e desenvolvendo-se mutuamente.
A Aula Inaugural é um momento para preparar a terra onde serão cultivadas as sementes, sementes essas, que no caso da aula de Filosofia, são de reflexão, de Educação para o Pensar, para o bem pensar, que aflorarão em autonomia nas pessoas que participam dessa Comunidade de Aprendizagem Investigativa.
A Aula Inaugural é o primeiro contato, em círculo, olho no olho, que formará o elo entre os integrantes dessa comunidade (a sala de aula na disciplina de filosofia num primeiro momento e que deverá entrar por outras disciplinas). É um momento de deixar claro os objetivos das aulas e estabelecer os critérios