Aula de linguistica
2. discutir a relação entre Linguística e doutrina gramatical;
3. conhecer, brevemente, algumas correntes teóricas da Linguística, a saber: Gerativismo, Sociolinguística e Funcionalismo;
4. compreender a importância da Linguística na formação do futuro professor de Língua Portuguesa.
É uma ciência descritiva. Por isso, não há, em suas análises, qualquer tipo de julgamento ou preconceito em relação a determinados usos. Propõe-se a entender o funcionamento das línguas.
Desse modo, podemos concluir que o trabalho dos linguistas, cientistas que se dedicam à Linguística, é estudar a linguagem humana através da observação de como as línguas naturais se estruturam e funcionam, a fim de se obter não só descrições adequadas dessas línguas naturais, mas também entender mais sobre a natureza da linguagem.
Embora a escrita também seja considerada pela Linguística, cabe dizer que seu foco principal é a língua falada, uma vez que é a modalidade de uso da língua desenvolvida naturalmente pelo indivíduo a partir do contato com seus familiares.
“A Linguística não se compara ao estudo tradicional da gramática; ao observar a língua em uso o linguista procura descrever e explicar os fatos: os padrões sonoros, gramaticais e lexicais que estão sendo usados, sem avaliar aquele uso em termos de um outro padrão: moral, estético ou crítico.” (PETTER, Margarida. Linguagem, língua e Linguística. In. FIORIN, José Luiz. Introdução à Linguística. São Paulo: Contexto, 2002, p. 17).
Já entendemos que Linguística corresponde ao estudo científico da linguagem humana. Assim como ocorre em outras ciências, podemos ter diferentes maneiras de compreender o mesmo objeto de estudo. Desse modo, a Linguística apresenta algumas correntes teóricas, que vão investigar a linguagem humana sob perspectivas diferentes. Vamos a uma breve apresentação de algumas delas. Teremos como foco as correntes linguísticas que serão abordadas em nossa disciplina, a saber: