Aula de ballet
Etapas do desenvolvimento da criança
Piaget, quando postula sua teoria sobre o desenvolvimento da criança, descreve-a, basicamente, em quatro estádios, que ele próprio chama de fases de transição (PIAGET, 1975). Essas quatro fases são: * Sensório-motora (0 a 2 anos) * Pré-operatória (Até 7 e 8 anos) * Operatório-concreta (Entre 7 e 12 anos) * Operatório-formal (Após 12 anos)
Com base nesses conceitos, iremos nos deter, principalmente, na fase pré-operatória, que coincide com o período ideal à iniciação do aprendizado em dança.
Fase pré-operatória
É nesta fase que surge, na criança, a capacidade de substituir um objeto ou acontecimento por uma representação e esta substituição é possível, conforme Piaget, graças à função simbólica. Assim, este estágio é também conhecido como o estágio da Inteligência Simbólica.
Contudo, cabe lembrar que a atividade sensório-motor não está esquecida ou abandonada, mas refinada e mais sofisticada, pois verifica-se que ocorre uma crescente melhoria na sua aprendizagem, permitindo que a criança explore melhor o ambiente, fazendo uso de movimentos mais complexos e percepções intuitivas.
Com base em Nathalie Schulmann, pesquisadora em dança e desenvolvimento motor doCentre National de la Danse (França) e pensando na organização de um curso de ballet, podemos sugerir que o processo de ensino/aprendizagem em dança acompanhe três fases distintas de desenvolvimento físico/mental da criança. Assim, observemos essas fases.
Primeira fase (de três a cinco anos)
Schulmann chama "despertar": é o caminho do equilíbrio global do corpo e a qualidade de controle das coordenações que predominam nesta primeira fase motora (Schulmann, In: Pereira e Soter, 1998: 113).
Objetiva-se, então, favorecer o enriquecimento sensorial e a estimulação da descoberta das coordenações de base, num espaço onde a imaginação criativa favorecerá o desenvolvimento motor e a capacidade expressiva.
Estas experiências