Projeto Escola de Ballet Municipal
1. INTRODUÇÃO
A dança é a mais antiga manifestação de expressão natural do homem. O estudo da dança contribui para o desenvolvimento psicomotor e sócio-cultural do seu praticante.
Segundo, Schettini 2003, o movimento sempre provoca um enriquecimento cognitivo no desenvolvimento humano.
O ballet clássico começou na Itália ha mais de 500 anos na corte de Catarina de
Medicis. Esta se casa com o Rei Henrique II da França e introduz com muito sucesso na corte francesa a dança clássica.
O ballet clássico é a arte expressa através de uma técnica elaborada para ser dançada utilizando-se da música e elementos externos: roteiro, libreto, cenário, adereços e iluminação.
Percebendo a importância de socializar o ballet clássico para que as crianças e adolescentes do município de Lauro de Freitas possam usufruir dos benefícios desta arte, a Professora de Ballet Maria Cristina Rodrigues Carinhanha* apresentou um projeto para o estudo do Ballet Clássico.
O projeto consiste em popularizar a arte da dança, tendo como base o ballet clássico, possibilitando seu acesso às classes menos favorecidas da nossa sociedade, através do ensino e prática dessa arte e da criação de futuras oportunidades de trabalho na área da dança.
*Professora com mais de 20 anos de experiência pela escola de ballet – Ebateca.
2. OBJETIVO GERAL
Proporcionar às crianças e jovens do município de Lauro de Freitas a oportunidade de vivenciar o aprendizado da dança através do ballet clássico. Oportunizando a estas a preparação básica para a formação e/ou carreiras futuras na dança ou em áreas relacionadas a esta, promovendo cidadania e inserção social.
2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Através das aulas práticas e apresentações de ballet:
Promover a educação corporal e o desenvolvimento anatômico
Desenvolver a psicomotricidade, autoconfiança e o desenvolvimento cognitivo
Promover o desenvolvimento sócio- cultural
3. JUSTIFICATIVA