AULA: ARTE E HISTÓRIA
1-IDENTIFICAÇÃO
Aluna: Selma da Silva França
Plano de Aula Interdisciplinar 5° Ano Fundamental
Disciplinas: História e Arte: música
2 – CONTEÚDO
Apreciação musical.
Estudo da obra da compositora e maestrina, carioca Francisca Edwiges Neves Gonzaga, mais conhecida como Chiquinha Gonzaga.
3 - OBJETIVOS
Unir arte e história, levando os alunos a reconhecerem através da música que ela não serve apenas para ser apreciada, mas que trás consigo também a possibilidade de transgredir regras que só servem para podar o direito à liberdade do homem, seja ela liberdade de opção sexual, religião, direito da mulher etc., ou seja, mostrar que através da arte podemos ser capazes de criticar com consciência, além de ser um ótimo alimento para nosso espirito.
4 – SÍNTESE DO ASSUNTO
Pesquisar as obras da compositora e maestrina, carioca Chiquinha Gonzaga, partindo da obra Ô abre alas, que se trata da primeira marchinha de carnaval. Analisar um resumo de sua biografia, ressaltando que ela mostrou a sociedade brasileira da época que a mulher também tem o direito de conquistar suas realizações pessoais e de lutar por uma sociedade mais justa. Como não poderia passar despercebido realizar uma apreciação de duas de suas obras.
Tais atividades foram embasadas em Vasconcelos, 2011, p. 77, quando diz: “O objetivo maior é que partindo das questões propostas e com a orientação do professor, os alunos sejam capazes de uma análise crítica em suas leituras.” Esta ao que se refere a historia. Como referencia a arte cito Zagonel, 2011, p. 29 e 30.
A apreciação refere-se ao ato de ouvir música. Afinal, é para ser ouvida que a música é criada e executada. Observamos que a audição musical pode ter diferentes níveis de aprofundamento e de entendimento: pode se restringir a uma simples audição superficial de fundo em um ambiente qualquer, mas pode também ser consciente, atenta e com observações de detalhes – exigindo, nesse caso algum tipo de conhecimento e