aula 7 pratica simulada IV
SILAS, (nacionalidade), (estado civil), (profissão), portador do RG nº:.., expedido pelo..., e inscrito no CPF nº:..., domiciliado na..., vem respeitosamente, através do seu Advogado..., inscrito na OAB/RJ Nº..., com escritório na..., devidamente qualificado, conforme procuração em anexo, diante de Vossa Excelência, propor:
AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS em face de ALCEBÍADES, (nacionalidade), (estado civil), (profissão), portador do RG nº:.., expedido pelo..., e inscrito no CPF nº:..., domiciliado na..., pelos fatos e fundamentos que passam a seguir:
I – DOS FATOS
O autor decidiu, por questões particulares, ausentar se do país pelo período de um ano e, nesse tempo, constituiu o réu como seu procurador, com poderes gerais para representa-lo nos atos da vida civil.
A procuração foi outorgada pelo mesmo prazo e, passado esse tempo, o autor, de volta ao país, procurou o réu para se inteirar das novidades. Este, solícito, disse que não havia sido necessário utilizar o mandato e disse ao autor que ficasse tranquilo, pois nada havia ocorrido.
Contudo, dirigindo-se ao banco em que mantinha conta corrente, o autor percebeu que seu saldo estava devedor em R$100.000,00, pois a conta havia sido movimentada por Alcebíades, com uso da procuração.
Cabe ressaltar que o saldo do autor anteriormente a sua viagem era de R$20.000,00 (vinte mil reais).
Buscando explicações, o autor novamente procurou o réu, mas este vem se esquivando de dar qualquer demonstração das despesas pagas no período.
II – DOS FUNDAMENTOS
De acordo com o que foi apresentado, o réu estaria obrigado a prestar contas com o autor, informando-lhe os gastos que foram realizados em sua ausência, enquanto era o seu mandatário, de acordo com o art 668 do CC.Seu objetivo é liquidar dito relacionamento jurídico existente entre as partes no seu aspecto econômico de tal modo que, afinal, se determine, com