Aula 3
Centro Universitário Instituto de Educação Superior de Brasília
Curso: Engenharia Civil
Professor: Douglas Esteves
Disciplina: Mecânica
Resultante de um Sistema de Forças
Momento de uma Força – Formulação Escalar
Quando uma força não central é aplicada a um corpo, ela produzirá uma tendência de rotação do corpo em torno de um ponto que não está na linha de ação da força. Essa tendência de rotação algumas vezes é chamada de torque, mas normalmente é denominada momento de uma força, ou simplesmente momento.
Nas figuras acima podemos observar os seguintes aspectos:
- Na figura (a) o ângulo formado entre a aplicação da força e o braço é diferente de 90º , dessa forma será mais difícil provocar o giro uma vez que o braço do momento será menor que a distância
d.
- Na figura (b) o ângulo formado entre a aplicação da força e o braço é de 90º, dessa forma a chave tende a girar em torno do ponto O ( ou eixo z), e a intensidade desse momento é proporcional a intensidade da força F e a distância perpendicular do momento d. ou seja quanto maior for a força e quanto maior for o braço, maior será o efeito do momento ou o efeito de rotação.
- Na figura (c) a força foi aplicada ao longo do braço ou seja o ângulo formado entre a força e o braço é de 0º, dessa forma o momento dessa força será zero, ou seja não provoca nenhum momento.
Intensidade do Momento
A intensidade do momento ( MO) é dada pela relação: onde F representa a força que está sendo aplicada e d representa o braço do momento ou distância perpendicular do eixo no ponto O até a linha de ação da força.
Notas de Aula : Mecânica
Curso: Engenharia Civil ( 5° Semestre )
Professor: Douglas Esteves
e-mail: matematyco2010@gmail.com
Direção do Momento
A direção de MO é definida pelo seu eixo do momento, que é perpendicular ao plano que contém a força F e seu braço do momento d. Utilizando a regra da mão direita podemos estabelecer o sentido da direção de MO. de acordo com essa regra