aula 3
EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS
O Modelo Estácio de Educação Superior está fundamentado no paradigma da complexidade, no uso da problematização, na participação ativa do estudante e na aprendizagem significativa para a construção do conhecimento. Seu objetivo central é formar sujeitos ativos, reflexivos, criativos, inovadores, empreendedores e autônomos.
Para atender a este propósito, o ensino deve ser centrado na aprendizagem, tendo o professor como mediador entre o conhecimento e os interesses e necessidades do estudante.
O ensino precisa ser desafiador para:
despertar no estudante a vontade de pensar, criticar, dialogar, de aprender a aprender;
favorecer a autonomia intelectual e a independência nos estudos;
promover uma aprendizagem significativa, relacionada com os conhecimentos prévios, experiências e vivências do estudante.
O desenvolvimento da autonomia do estudante está relacionado, principalmente, à possibilidade dele tomar decisões sobre o planejamento de seu trabalho e responsabilizar-se por suas tarefas, conhecendo os critérios por meio dos quais será avaliado.
As Atividades Estruturadas exteriorizam tais fundamentos, integrando os Planos de Ensino de algumas disciplinas do Modelo Estácio de Educação Superior. 2
REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ESTRUTURADAS
TÍTULO I
DA NATUREZA DAS ATIVIDADES ESTRUTURADAS
Art. 1º As Atividades Estruturadas estão contextualizadas no âmbito da disciplina e compõem a sua carga horária, privilegiando a articulação entre a teoria e a prática, a reflexão crítica, o interesse pela pesquisa e o processo de autoaprendizagem. 2
Art. 2º As Atividades Estruturadas estão embasadas no Art. 2º, inciso II, da Resolução CNE/CES nº 3, de 2 de julho de 2007.
Art. 3º Na organização das atividades estruturadas são contemplados: tema, objetivos, competências/habilidades, desenvolvimento e produto/resultado.
TÍTULO II
DA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES ESTRUTURADAS
Art. 4º As atividades estruturadas estão