sistema nervoso
SISTEMA NERVOSO
Nome: Izanete da Silva Curso: Psicologia Disciplina: Neurociência Professora: Silvana Zulianello Bortollozo
Lages (SC), outubro de 2013
ORELHAS, AUDIÇÃO E EQUILÍBRIO
As orelhas proveem o sentido da audição. Elas também detectam a posição e a movimentação da cabeça, por isso são essenciais para o equilíbrio. As partes envolvidas com a audição e o equilíbrio se localizam em áreas diferentes da orelha, mas a função das duas baseia-se em receptores com células ciliadas.
NO INTERIOR DA ORELHA
A orelha divide-se em três partes. A orelha externa compreende a orelha e um canal levemente sinuoso (meato acústico externo). O meato dirige as ondas sonoras para a segunda região, a orelha média. Os elementos da orelha média amplificam as ondas sonoras e as transferem do ar para o líquido da orelha interna. Eles incluem a membrana timpânica e os três menores ossos do corpo, os ossículos da audição, que ocupam a cavidade da orelha média (cavidade timpânica), preenchida por ar. A orelha interna, preenchida por líquido, transforma as ondas sonoras em sinais nervosos no interior da cóclea, que tem formato de caracol. A cavidade timpânica se conecta à faringe através da tuba auditiva e assim, ao ar externo. Essa conexão permite a transferência da pressão atmosférica para a cavidade, igualando a pressão do ar em cada lado da membrana timpânica e evitando sua deformação quando a pressão externa altera-se.
ORELHAS MÉDIA E INTERNA
A cóclea, os canais semi circulares e o vestíbulo da orelha interna são ligados. Todos eles são preenchidos com líquido e emcapsulados e protegidos nas profundezas do osso temporal, ocupando uma complexa série de túneis e câmaras conhecidas como labirinto ósseo. Os ossículos são posicionados e conectados por minúsculos ligamentos, tendões e articulações, exatamente como os ossos maiores.
ORELHA