Aula 3
Apresentar os principais conceitos sobre empregabilidade e também suas particularidades. Além disso, como bons profissionais devem se comportar para garantir uma carreira de sucesso.
O que é empregabilidade? Como mantê-la?
A empregabilidade baseia-se em uma recente nomenclatura dada à capacidade de adequação do profissional às novas necessidades e dinâmica dos novos mercados de trabalho. Com o advento das novas tecnologias, globalização da produção, abertura das economias, internacionalização do capital e as constantes mudanças que vêm afetando o ambiente das organizações, surge a necessidade de adaptação a tais fatores por parte dos empresários e profissionais.
O termo empregabilidade foi criado por José Augusto Minarelli, no fim dos anos de1990.
Remete à capacidade de um profissional estar empregado, mas muito mais do que isso, à capacidade de o profissional ter a sua carreira protegida dos riscos inerentes ao mercado de trabalho. José Augusto Minarelli (1995) estabelece o que ele chama de seis pilares da empregabilidade, que garantem a segurança profissional do indivíduo.
Clique aqui para visualizar os seis pilares da empregabilidade
Empregabilidade é um tema extremamente dinâmico e a lista de pré-requisitos necessários para ser desejado pelo mercado cresce continuamente.
As chamadas competências essenciais vão se tornando mais amplas e mais complexas à medida que o tempo passa.
Há algum tempo, o capital intelectual era uma vantagem competitiva por excelência. Hoje, sem a presença do capital emocional e do capital ético, só para citar duas concepções vigentes, apenas o capital intelectual não garante a contratação e permanência no mercado de trabalho.
Quanto mais aumenta o nível da competitividade e, porque não dizer, a histeria corporativa, mais as questões relativas à capacidade de enfrentar e conviver com altos níveis de pressão tornamse evidentes. Conviver cotidianamente com este nível de pressão não requer apenas intelecto relevante, mas