Aula 2 homem e sociedade
O campo da antropologia: constituição de uma ciência do homem.
Determinismo biológico; Determinismo
Geográfico; Ideia sobre a origem da cultura.
“Este volume trata da discussão de um dilema: a conciliação da unidade biológica e a grande diversidade cultural da espécie humana. Um dilema que permanece como o tema central de numerosas polêmicas, apesar de Confúcio ter, quatro séculos antes de Cristo, enunciado que
‘A natureza dos homens é a mesma, são os seus hábitos que os mantêm separados’.”
Atribuir “capacidades específicas inatas a
"raças" ou a outros grupos humanos.”
Muita gente ainda acredita que:
os nórdicos são mais inteligentes do que os negros; os alemães têm mais habilidade para a mecânica; os judeus são avarentos e negociantes; os norte-americanos são empreendedores e interesseiros; os portugueses são muito trabalhadores e pouco inteligentes; os japoneses são trabalhadores, traiçoeiros e cruéis; que os ciganos são nômades por instinto; os brasileiros herdaram a preguiça dos negros, a imprevidência dos índios e a luxúria dos portugueses.
“...não existe correlação significativa entre a distribuição dos caracteres genéticos e a distribuição dos comportamentos culturais.”
Felix Keesing
Após o nazismo, a seguinte declaração foi redigida em reunião da UNESCO:
“...essas diferenças se explicam, antes de tudo, pela história cultural de cada grupo. Os fatores que tiveram um papel preponderante na evolução do homem são a sua faculdade de aprender e a sua plasticidade. Esta dupla aptidão é o apanágio de todos os seres humanos.” Dimorfismo sexual X Determinação entre as tarefas dos sexos.
“O determinismo geográfico considera que as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural.
Estas teorias, que foram desenvolvidas principalmente por geógrafos no final do século XIX e no início do século XX, ganharam uma grande popularidade.”
“A