HOMEM E SOCIEDADE Aula 2
SOCIEDADE
PROFª. SILVANA FÜRSTENAU
Continuidade...
Além das características que já vimos anteriormente
(aumento da caixa craniana, postura ereta e polegar opositor, surgem a capacidade da fala, a inteligência, a indústria, entre outros...
Vale salientar que essas características surgiram a partir de um tipo de comportamento que ajudou a modelar os corpos dos nossos ancestrais, qual seja, A CULTURA. Ou seja, a necessidade de comunicação, cooperação e divisão de tarefas facilitou o desenvolvimento dessas características BIOLÓGICAS.
Características biológicas:
Forma, funcionamento e estrutura do corpo.
É a nossa anatomia, características herdadas biologicamente e que não são resultados da nossa escolha pessoal.
Características culturais.
Todo o comportamento que não é baseado nos instintos, mas nas regras de comportamento em grupo que nos permite transformar a natureza para sobrevivência (trabalho), e nos permite atribuir significados e sentidos ao mundo através dos símbolos (ex.: a cor branca simboliza a paz, ou o tipo de vestimenta simboliza o status).
Nesse
sentido, podemos afirmar categoricamente, que o processo de evolução humana teve a cultura como fundamental para moldar nossos comportamentos e mudar também nossa estrutura biológica.
Exemplo:
Sabemos que o surgimento da fala tem relação com duas características que são a postura da laringe resultante da postura ereta e a utilização das mãos para trabalhos de fabricação de instrumentos. Ao fabricar os chamados instrumentos de “pedra lascada”, nosso ancestral permitiu operações mais complexas e passou a utilizar uma área do cérebro, que é a mesma que nos permite falar.
O que somos hoje resultou de um longo e lento processo de evolução.
Durante quase 4 milhões de anos, nossos ancestrais sobreviveram a muitas adversidades (moradia em cavernas, lutas por sobrevivência da espécie com predadores, descoberta do fogo, comunicação rudimentar, caça e coleta em bando para