Aula 1 Consumidor
“Ser consumidor é ser humano. Ser consumidor é alimentar-se, vestir-se, divertir-se... é viver”.
(KARSAKLIAN, 2000, p.11).
O Consumidor
Cada consumidor reage de forma diferente sob estímulos iguais.
Essas diferenças é que irão determinar os atos de compra e os comportamentos específicos de cada consumidor.
A IMPORTÂNCIA
DESSES ESTUDOS
Permitem às empresas, compreender a vida dos seus clientes, seu cotidiano e a maneira como encaram os produtos e serviços.
A IMPORTÂNCIA
DESSES ESTUDOS
Permitem descobrir as razões pelas quais os indivíduos compram ou consomem um produto ou serviço em detrimento de outro. O INÍCIO DOS
ESTUDOS
Começaram a se desenvolver a partir da década de 60, através dos trabalhos de Newman,
Katona, Howard e Engel.
DEFINIÇÕES
“As atividades diretamente envolvidas em obter, consumir e dispor de produtos e serviços, incluindo os processos decisórios que antecedem e sucedem estas ações”. (ENGEL, BLACKWELL e MINIARD,
2000)
DEFINIÇÕES
“O comportamento de consumo é definido como comportamento de procura, busca, compra, uso e avaliação de produtos e serviços para satisfazer necessidades”.
(GADE, 1998)
AS NECESSIDADES
“A necessidade é um estado caracterizado pela falta de alguma coisa, pela privação de alguma satisfação básica, e é inerente ao ser humano”.
(VERRY, 1997)
AS NECESSIDADES
A necessidade é o ponto de partida para o processo de motivação e vai ser percebida ou sentida no momento em que haja discrepância suficiente entre um estado desejado e o estado atual.
OS DESEJOS
Os desejos e as preferências vão surgir devido ao fato de que existem diferentes maneiras de se satisfazer a uma mesma necessidade.
OS DESEJOS
Os desejos são vontades para satisfações específicas das necessidades mais profundas. Enquanto as necessidades das pessoas são poucas, os desejos são muitos e são constantemente modificados por forças
BUSCA DA SOLUÇÃO
As necessidades e desejos geram, nas pessoas, um estado de desconforto, que só é