Aula 1 ABD C pia
RADIOLÓGICA
Prof.: Itiana N. Barbosa
Anatomia do Abdômen
O
abdômen é a parte do tronco entre o tórax e a pelve.
Contem a maioria dos órgãos do sistema digestivo. Não apresenta protecção óssea na sua parede anterior, a qual é sobretudo muscular. Apenas a parede posterior tem estrutura óssea, a coluna vertebral, na sua região lombar.
Órgãos Abdominais
Os
órgãos abdominais ocos incluem o estômago, o intestino delgado e o cólon com seu apêndice. Órgão como o fígado, a vesícula biliar, e o pâncreas funcionam em associação próxima ao trato digestivo e se comunicam via dutos. O baço, os rins e as glândula supra-renal também estão no abdôme. Os anatomistas podem considerar a bexiga urinária, útero, tuba uterina e óvarios tanto como órgãos abdominais ou pélvicos.
Função de pré-digerir os alimentos a fim de seguirem para o intestino, onde são absorvidos.
É um órgão complexo que desempenha muitas funções vitais, da regulação da concentração de substâncias químicas no organismo até a produção de substâncias que intervêm na coagulação do sangue durante uma hemorragia.
O intestino é dividido em delgado e grosso. O delgado é responsável pela absorção da maioria dos nutrientes e o intestino grosso pela absorção da maior parte da água, dando consistência firme às fezes.
A vesícula tem como função armazenar a bile, que é utilizada no sistema digestivo. Produz enzimas digestivas e hormônios.
Função imunológica de produção de anticorpos e proliferação de linfócitos ativados. Rins: É a excreção de substâncias tóxicas. Glândulas adrenais: São principalmente responsáveis pela liberação de hormônios em resposta ao stress.
Anatomia do Abdômen
Finalmente,
o abdômen contém uma membrana extensa chamada peritônio.
Uma dobra de peritônio pode cobrir completamente certos órgãos, embora ela possa cobrir apenas um lado de órgãos que geralmente estão perto da parede abdominal. Estes órgãos os anatomistas chamam de órgãos retroperitoniais.
MÚSCULOS