Augusto comte
Viveu numa época seguinte as Revoluções Francesa e a Primeira Industrial (realizada pela Inglaterra). Aos 16 anos entrou na Escola Politécnica de Paris, escola que foi fundada 1794 como fruto da Revolução Francesa e do desenvolvimento da ciência e técnica resultante da Revolução Industrial. Nela Comte teve significativa influência que iriam constituir posteriormente seu pensamento.
Trouxe um novo conceito de Sociologia chamada na época de Física Social. Ele pensava na Sociologia como uma ciência muito mais complexa do que era concebida na época e que ela deveria ter um destaque maior em relação as outras ciências como Matemática, Astronomia, Física, quimica, Biologia e vindo assim a Sociologia no topo.. Pensou no Positivismo, que era caracterizado pela previsibilidade com o lema “ver para prever’”. Foi considerado o pai da Sociologia.
A primeira lei reconhecida pela física social foi a lei dos três estágios, Teológico ,Metafísico, Positivismo.
O primeiro estagio da sociedade humana foi o teológico, não tendo como buscar base na razão cientifica as explicações vinham das pluralidades “Divinas” ,que adveio da Igreja e sacerdotes que mantinham assim a ordem feudal e militar e social da época. A igreja mantinha o controle do homem através de seus dogmas. Com eles ela tinha o controle politico e econômico da sociedade.
Com desenvolvimento cientifico do homem fez com que ele passe a ter dúvidas sobre essas instituições que coordenavam a ordem (a Igreja). O progresso da natureza nos leva a segunda lei da dos três estágios a Metafísica, que é a transição do homem em busca da razão, uma fase marcada pela crise do homem na natureza que ao levantar duvidas sobre as instituições de poder, ele perde a ordem, gerando uma crise de transição. A ordem para Comte é a base do homem, todos seus pensamentos eram em torno