Augusto comte
Após a revolução francesa surge Auguste Comte, defende em parte o espírito de 1789 e critica a restauração monárquica, preocupa-se principalmente em como organizar a sociedade, pois a via em total caos. Para ele, a configuração da sociedade já estava ultrapassada e não se adequava às mudanças obtidas com a expansão da indústria. Este trabalho está sendo feito para aprofundar o conhecimento no estudo da sociologia utilizando o positivismo de Comte.
vida
Comte passou a estudar as possibilidades de esboçar em teoria, um modelo ideal de sociedade organizada. Em 1822, publicou "Plano de Trabalhos Científicos para Reorganizar a Sociedade". Em 1830, iniciou o livro "Curso de Filosofia Positiva", concluído em 1842. Em 1848, criou uma Sociedade Positivista, que teve muito adeptos e influenciou o pensamento de teóricos por todo o mundo. Auguste Comte morreu em Paris, França, no dia 5 de setembro de 1857.
POSITIVISMO
É uma corrente sociológica cujo precursos foi Comte.
Surgiu com o desenvolvimento sociológico do iluminismo e das crises social e moral do fim da idade média e do nascimento da sociedade industrial, propõe a existência humana valores completamente humanos, afastando-se radicalmente da teologia ou da metafisica.
-A visão positivista dos fatos abandona a consideração das causas dos fenômenos (DEUS ou NATUREZA) e torna-se pesquisa em suas leis, vistas como relações abstratas e constantes entre fenômenos observáveis.
-Tendo por método dos critérios, o histórico e o sistemático, outras ciências abstratas antes da sociologia, segundo Comte, haviam atingido a positividade: a matemática, astronomia, a física, a química e a biologia.
-o espirito positivo, segundo Comte, tem a ciência como investigação do real
-O positivismo teve grande repercussão na segunda metade do século XIX, mas perdeu influencia no século XX para outras correntes de pensamento.
É Importante ressaltar que as ideias do positivismo inspiraram até a