Conceitos importantes para as Relações Internacionais
• Ator Internacional: são Estados, Forças Transnacionais, Organizações Internacionais, define-se como toda autoridade, organização, grupo ou pessoa, que representa ou pode vir a representar um papel de destaque na sociedade internacional.
• Sistema Internacional: conjunto de elementos e constituições entre os quais se possam encontrar, alguma relação ou ainda um conjunto cordenado de meios de ação ou de ideias tendente a um resultado. Segundo Pearson e Rockester , é o conjunto de relações em âmbito mundial nas áreas politicas e economia, social e tecnológica em torno do qual ocorre as R.I.
• Grandes potências: com economia rigorosa, poder militar, influencia nos valores e ideologias.
Potências dominantes: Martin Wight a defini como aquela capaz de medir forças contra todos os rivais juntos.
Superpotências: Tem capacidade de intervir em qualquer parte do globo, dispõe de amplo arsenal, capaz de causar danos diferenciados daqueles dos armamentos convencionais, composto tanto de armas nucleares quanto de outros meios de destruição em massa, assumem liderança de uma aliança militar, pretende oferecer uma verdade a sociedade.
Hiperpotência: Dispõe de um aparato bélico superior ao das demais potências juntas. Não se resume ao potencial das armas de destruição maciças, mas inclui armamento convencional significativo e capacidade de operação militar, mais de um teatro no globo. Economia de peso, influência na politica internacional e mercante. Consegue projetar seu modelo sociocultural e politico em várias regiões pelo planeta.
• Hegemonia: Em grego significa liderança, hegemon é o líder ou estado livre de um