Historia Moderna
DIEGO SCHIAVI
O QUE É ESCLARECIMENTO?
Immanuel Kant
Prof. Ms. Padre Marcio Coelho
SÃO CARLOS
2012
1 ESCLARCIMENTO E MENORIDADE
O esclarecimento é a melhor tradução usada para o termo “Aufklärung”, aplicado pelo filosofo Kant. Vários termos foram tentados, mais nenhum conseguiu realmente traduzir o sentido em sua amplidão. O esclarecimento é usado também pelo fato de ser um processo e não uma condição.
“Aufklärung”, para Kant é única maneira que o homem tem de sair da menoridade. A menoridade nada mais é, que a incapacidade do homem de usar seu entendimento deixando-se guiar pelos outros. A falta de decisão e coragem de pensarem por si mesmos deixa os homens ao comando de seus tutores que exercem influencias em seus pensamentos e ações.
Umas das principais caudas da menoridade é o comodismo. Sempre encontramos pessoas, instrumentos, métodos e formulas que pensam pelos homens covardes e preguiçosos, que não se esforçam para ter uma mudança. Por sua vez seus tutores os dominam deixando-os em situações confortáveis, para que não saiam da menoridade e ameaçam dizendo dos perigos desse ato.
Na verdade não há nenhum perigo real, no processo de “Aufklärung”, os homens podem cair e aprender com suas quedas, mas novamente a falta de coragem e audácia não os permite que deem esses passos iniciais. Alias a menoridade está tão enraizada, que chega aparecer uma natureza do homem estar nessa condição, como se fossem presos a ela.
O uso público do entendimento pode chegar lentamente ao “Aufklärung”. A revolução pode até derrubar ditadores e tiranos, mas não se pode deixar que novos preconceitos aprisionem novamente os pensamentos, para o “Aufklärung”, é essencial que tenha a liberdade.
2 USO PÚBLICO E PRIVADO DA RAZÃO
Somente o uso público da razão, sendo livre pode dar o “Aufklärung”, porém o uso privado da razão, mesmo que limitado também leva ao