sld 1 2 SEMESTRE
GEOPOLÍTICA, REGIONALIZAÇÃO
E INTEGRAÇÃO
Profa. Lérida Malagueta
Fundamentos das relações internacionais As relações internacionais contemporâneas, especialmente no século XX, podem ser entendidas pela transnacionalização das relações econômicas, sociais, políticas e culturais que ocorreram no mundo. mundo Consequentemente, isso tornou indefinidas as fronteiras das políticas interna e externa dos Estados.
Conceito de relações internacionais
Como pode ser observado nos veículos de comunicação e na sociedade em geral, a veiculação e o tratamento empreendidos à expressão relações internacionais nem sempre produzem o sentido claro que tal expressão deseja conferir. Conceito de relações internacionais
A dificuldade em empregar um melhor significado à expressão é inerente, em parte, ao próprio termo “internacional”, que, na evolução do modo de organização social, perdeu seu significado. significado
Atualmente, a expressão “relações internacionais” não significa interações entre nações, mas entre Estados, governos e outros atores internacionais.
Consolidação das relações internacionais A consolidação das relações internacionais como ciência social é recente. “Embora haja traços na história da humanidade que apontam para uma preocupação com o fundamento político de uma ordem social pacífica no mundo desde a Antiguidade, o estudo das relações internacionais é relativamente recente se comparado a outros campos das ciências sociais ” sociais.” (CASTRO, 2001)
Relações internacionais como ciência
Podemos admitir que o surgimento dessa ciência tem a preocupação de estabelecer os modos de interação das diferentes sociedades ao longo dos séculos. Isso significa dizer que tais interações geravam e geram situações conflituosas ou de cooperação.
Assim, será importante compreender como se organizavam as interações entre diferentes sociedades ao longo de alguns séculos.
Evolução histórica das relações internacionais
Já nos séculos XVI e