Tipos de centrais telefonicas
Faetec - profº Ailton
SURGIMENTO
O telefone é um dos dispositivos de telecomunicações desenhados para transmitir sons por meio de sinais elétricos nas vias telefônicas.
É definido como um aparelho eletroacústico que permite a transformação, no ponto transmissor, de energia acústica em energia elétrica e, no ponto receptor, teremos a transformação da energia elétrica em acústica, permitindo desta forma a troca de informações (falada e ouvida) entre dois ou mais assinantes. Para haver êxito nessa comunicação, os aparelhos necessitam estar ligados a vários equipamentos, que formam uma central telefônica.
Embora historicamente Alexander Graham Bell tenha sido considerado como o inventor do telefone, o italiano Antonio Meucci foi reconhecido como o seu verdadeiro inventor, em 11 de junho de 2002, pelo Congresso dos Estados Unidos, através da resolução N°. 269. Meucci vendeu o protótipo do aparelho a Bell nos anos 1870.
Há 131 anos, o professor escocês Alexander Graham Bell, fazendo experiências com um telégrafo, conseguiu emitir um som que foi ouvido do outro lado do aparelho. Ele acabara de criar um aparato que revolucionaria o mundo. Em 1877 – há exatos 130 anos – o primeiro telefone chegava ao Brasil. Conheça aqui a trajetória do invento.
Em 2 de junho de 1875, Alexander Graham Bell, que morava nos Estados Unidos, fez a primeira experiência de comunicação à distância. Outro inventor americano, Elisha Gray, alegou na mesma época ter conseguido o mesmo feito por meio de condutibilidade elétrica. Mas foi Graham Bell quem patenteou o invento em 1876.
O imperador dom Pedro II foi o primeiro a se interessar pelo telefone, numa exposição nos Estados Unidos. Ele acabou ganhando dois telefones de Graham Bell – os primeiros a serem usados no Brasil.
A primeira companhia telefônica surgiu em 1877, a Bell Telephone Company, em Boston. Tinha 800 telefones, era presidida pelo sogro de Graham Bell e pretendia divulgar e melhorar a tecnologia. Já a