Audição
- O ouvido é constituido por um complexo de membranas que formam canais e cavidades, cheios de endolinfa, que flutuam dentro da perilinfa, que por sua vez as separam e protegem da carapaça óssea da cápsula ótica, situada na intimidade do osso mais duro do corpo humano, o osso temporal. Esse tipo de proteção deve-se à extrema delicadeza do órgão.
- Agora analisando as divisões deste orgão, podemos ver:
Ouvido externo - Compreende o pavilhão auricular, comummente chamado "orelha", o canal auditivo externo e a membrana do tímpano. Quando os sons chegam à membrana timpânica, esta converte-os em vibrações que se transmitem ao ouvido médio.
- Ouvido médio - Em apenas um centímetro quadrado, o ouvido médio contém os três ossículos mais pequenos do corpo humano: o martelo, a bigorna e o estribo. Os movimentos provenientes do tímpano amplificam-se aqui vinte e duas vezes até serem transmitidos ao ouvido interno, quer seja um som individual ou uma orquestra inteira.
- Ouvido Interno - Numa pequena estrutura chamada cóclea ou caracol podemos encontrar mais de vinte mil células ciliadas (internas e externas). As externas têm função de amplificar ou inibir as vibrações que lhes chegam. Já as internas convertem as vibrações em impulsos bioelétricos que através das fibras do nervo auditivo chegam ao cérebro, onde determinam uma sensação auditiva e lhes atribui significado.
- Cuidados com os órgãos auditivos
Limpeza - Com a ajuda de um contonete, limpar a parte externa, importante saber que por ser