direito
DIREITO DO TRABALHO
6º PERÍODO DE ADMNISTRAÇÃO
UNIDADE I
1- HISTÓRICO DO TRABALHO.
1.1 Etimologia da Palavra Trabalho
A palavra trabalho origina-se do latim vulgar tripaliare, que quer dizer “martirizar com o tripalium. Tripalium era um instrumento romano feito de paus aguçados, uma espécie de tripé formado por três estacas cravadas no chão, algumas vezes até munido de pontas de ferro, no qual os agricultores batiam as espigas de trigo ou de milho e também o linho, para debulhar as espigas, rasgar ou esfiar o linho.
Tripalium era, ainda, instrumento de tortura, constituído de cavalete de pau (tres “três”+palu “pau” (três paus), necessário para sujeitar cavalos que não se deixavam ferrar”, ou para supliciar escravos.
É bem aceito na comunidade lingüística que o termo veio a dar origem, no português, às palavras “trabalho” e “trabalhar”, não obstante o trabalhador fosse o carrasco e não a vítima, como se pode querer entender acerca do trabalhador nos dias atuais.
Amparado neste sentido moral de sofrimento, a palavra obteve o sentido infinitivo de tripaliare, superado pelo termo laborare e operare.
1.2 – História Geral do Trabalho
O Direito do Trabalho tem formação legislativa recente. No entanto, o trabalho remonta aos primórdios da humanidade. Nasceu com o próprio homem.
Desde a pré-história o homem, para sua sobrevivência se viu compelido a utilizar as próprias mãos como instrumento de seu trabalho, mais tarde prolongada por utensílios, visando a obtenção dos alimentos, defesa pessoal, etc.
Como referência histórica ao trabalho, encontraremos já no Antigo testamento registros significativos acerca da necessidade do trabalho que proporcionará ao homem os bens necessários à sua sobrevivência.
Veja-se, por exemplo, em Gênesis:
“Do suor do teu rosto comerás o teu pão..." (Gênesis, 3:19).
O trabalho terá, então, dimensão e importância