historia
Numa ETAR as águas residuais passam por vários processos de tratamento com o objectivo de separar ou diminuir a quantidade da matéria poluente da água.
Índice [esconder]
1 Fases do tratamento
1.1 Tratamento Preliminar
1.2 Tratamento primário
1.3 Tratamento secundário
1.4 Tratamento terciário
1.4.1 Remoção de nutrientes
1.4.2 Desinfecção
2 Ver também
3 Ligações externas
Fases do tratamento[editar | editar código-fonte]
Estação de tratamento de águas residuais da Sabesp, no distrito de São Miguel Paulista, em São Paulo.
Tratamento Preliminar[editar | editar código-fonte]
No primeiro conjunto de tratamentos, designado por pré-tratamento ou tratamento preliminar, o esgoto é sujeito aos processos de separação dos sólidos mais grosseiros tais como a gradagem (no Brasil, chamado de gradeamento) que pode ser composto por grades grosseiras, grades finas e/ou peneiras rotativas, o desarenamento nas caixas de areia e o desengorduramento nas chamadas caixas de gordura ou em pré-decantadores. Nesta fase, o esgoto é, desta forma, preparado para as fases de tratamento subsequentes, podendo ser sujeito a um pré-arejamento e a uma equalização tanto de caudais como de cargas poluentes ou resíduos.
Tratamento primário[editar | editar código-fonte]
Apesar do esgoto apresentar um aspecto ligeiramente mais razoável após a fase de pré-tratamento, possui ainda praticamente inalteradas as suas características poluidoras. Segue-se, pois, o tratamento propriamente dito. A primeira fase de tratamento é designada por tratamento primário, onde