ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL: definição
Orientação educacional na pratica: Princípios, Históricos, Legislação, Técnicas e Instrumentos, GIACAGLIA. Lia Renata Angelini 6° edição. São Paulo.
Definição de orientação educacional
Segundo a autora Giocaglia, quando se escreve sobre determinado assunto, procede-se, antes de tudo, à apresentação de uma ou mais definições dele, seja por que tal assunto possa ser desconhecido ou mal compreendido por algum ou por vários leitores, seja porque o autor sinta a necessidade ou desejo de deixar clara a posição que esteja assumindo. Nesta perspectiva a autora põe em cheque mate o porquê da não definição de Orientação Educacional no inicio do livro.
Há assuntos cuja definição se torna bastante simples não só porque por serem do conhecimento geral das pessoas, mas, e principalmente, por não comportarem muitas controvérsias. Quanto a OE apesar de sua curtíssima existência histórica, enquanto objeto de estudos. Ainda não há uma definição tão permanente e consensual sobre ela. Mas onde? Para quem? Por quem, por que e para que ela existiria? Para o estudioso de OE. Essa resposta não é satisfatória, pois se trata de uma tautologia o equivalente a dizer que OE é OE.
Mas como definir OE hoje? Segundo leitura contida no texto, Wilma define a OE como sendo um processo sistemático, continuo, complexo; é uma assistência profissional realizado através de método e técnicas pedagógicas e psicológicas, que levam o educando ao conhecimento de suas características pessoais e das características do ambiente sociocultural, afim de que possa tomar decisões apropriadas às perspectivas maiores de seu desenvolvimento pessoal e social.
Quanto ao processo continuo da OE, o ideal seria que o profissional acompanhasse os alunos durante toda sua trajetória escolar. Mas isso na pratica não acontece, ela relata que nem os legisladores asseguram a obrigatoriedade legal da existência da OE nas escolas. Assim como em seu processo sistemático haver