Audição
A audição é o sentido essencial para um bom desenvolvimento de fala e de linguagem. E a aprendizagem acontece de forma ampla quando estes aspectos estão preservados. Portanto, a audição é um pré-requisito para um bom aprendizado. Assim crianças em idade escolar, momento em que estão em processo de aprendizagem da leitura e da escrita, necessitam ter a audição preservada para assimilar os conceitos básicos aprendidos nesta fase. Sabe-se que 10% das crianças nesta etapa escolar apresentam algum tipo de perda auditiva, e muitas vezes são rotuladas como desatentas e desinteressadas devido à falta de um diagnóstico precoce.
Então, fique atento se o seu aluno apresentar: * Distração constante; * Desempenho escolar abaixo da média; * Resfriados e dores de ouvido frequentes.
Ele pode estar com perda auditiva, oriente os responsáveis para procurar um fonoaudiólogo e/ou um médico otorrinolaringologista.
Caso tenha em sala de aula aluno com deficiência auditiva leia as dicas abaixo: * A criança com perda auditiva deve sentar-se o mais perto possível do professor, aquela que só escuta de um ouvido deve sentar-se de modo que o ouvido bom fique voltado para o professor; * Se a criança usar aparelho para surdez, pergunte à mãe como funciona e se as baterias são trocadas regularmente. Enfim, cuide você também para que haja sempre um aproveitamento máximo do aparelho; * Tenha paciência caso a criança tenha dificuldade em entender você, articule bem as palavras, repita sempre que necessário. * Fale olhando diretamente nos olhos dela; * Fale com simplicidade; * Não grite, fale claramente, sem elevar a voz; * Se muitos falam ao mesmo tempo e a criança parece perdida, ajude-a com palavras simples e explicativas; * Reforce o conteúdo da fala, sempre que possível, com recursos visuais ou por escrito; * Lembre-se de não falar quando estiver de costas para os alunos,