Audição e sistema vestibular
Nossos ouvidos também nos ajudam a perceber o que está ocorrendo a nossa volta. Além de perceberem os sons, eles também nos dão informações sobre a posição de nossos corpos, sendo parcialmente responsáveis por nosso equilíbrio. O pavilhão auditivo (orelha externa) concentra e capta o som para podermos ouvir os sons da natureza, diferenciar os sons vindos do mar do som vindo de um automóvel, os sons fortes e fracos, graves e agudos.
Por possuirmos duas orelhas, uma de cada lado da cabeça, conseguimos localizar a que distância se encontra o emissor do som. Percebemos a diferença da chegada do som nas duas diferentes orelhas. Desse modo, podemos calcular a que distância encontra-se o emissor. Nossas orelhas captam e concentram as vibrações do ar, ou melhor, as ondas sonoras, que passam para a parte interna do nosso aparelho auditivo, as orelhas médias, onde a vibração do ar faz vibrar nossos tímpanos - as membranas que separam as orelhas externas das médias.
Ouvido Externo
Pavilhão auricular (orelha) - coleta e encaminha o som para dentro do canal auditivo
Canal auditivo (canal auditivo externo) - direciona o som para o ouvido
Ouvido Médio
Tímpano (membrana timpânica) - transforma sons em vibrações
Martelo, bigorna e estribo - esta cadeia de três pequenos ossos (ossículos) transferem as vibrações para o ouvido interno
Ouvido Interno
Ouvido interno (cóclea) - contém líquido e "células ciliadas" extremamente sensíveis. Esses cílios das células são semelhantes a pêlos e movem-se quando estimulados por vibrações sonoras.
Sistema ou aparelho vestibular - contém células que controlam o equilíbrio
Nervo auditivo – envia sinais da cóclea ao cérebro
Ouvido externo
Compreende o pavilhão auricular (ou orelha), o meato acústico externo e a membrana do tímpano.
O pavilhão auricular participa na captação do som, possui forma irregular e é constituído essencialmente por uma placa de cartilagem elástica coberta por uma fina camada de pele dos