audição e equilibrio
As estruturas responsáveis pela audição são o ouvido externo, o ouvido médio e a cóclea. Os canais semicirculares, o sáculo e o utrículo são responsáveis pelo equilíbrio.
O ouvido externo é um canal que se abre para um meio exterior na orelha, que é uma projeção da pele de tecido cartilaginoso. O epitélio que reveste o canal auditivo externo é rico em células secretadoras de cera, que retém partículas de poeira e microorganismos. O ouvido médio, separado do ouvido externo pelo tímpano, é um canal estreito e cheio de ar.
Em seu interior, existem três pequenos ossos (martelo, bigorna e estribo), alinhados do tímpano ao ouvido interno.
O ouvido médio possui uma comunicação com a garganta através de um canal flexível (a Trompa de Eustáquio), que equilibra as pressões do ouvido e do meio externo. A cóclea é a parte do ouvido interno responsável pela audição. É um longo tubo cônico, enrolado como a concha de um caracol. No interior da cóclea há uma estrutura complexa (órgão de Corti), responsável pela captação dos estímulos produzidos pelas ondas sonoras, localizada na parede externa da cóclea (membrana basiliar)
AUDIÇÃO
O que é?
A audição é um dos cinco sentidos. O ouvido é o responsável pela capacidade de ouvir, ou seja, pela audição e pelo equilíbrio do corpo.
Também chamada órgão vestíbulo-coclear ou estato-acústico.
A maior parte fica no osso temporal, que se localiza na caixa craniana e está dividida em 3 partes: orelha externa, orelha média e orelha interna.
Ouvido Externo : O ouvido externo é constituído pela parte visível do ouvido, a pinna e o canal auditivo. As ondas sonoras são captadas e direcionadas para o canal auditivo externo,que Estabelece a comunicação entre a orelha média e o meio externo.
Tem cerca de 3 centímetros e está escavado em nosso osso temporal.
É revestido internamente por pêlos e glândulas, que fabricam uma substância gordurosa e amarelada, denominada cerume ou