Sistema Labirintico
Introdução
As estruturas responsáveis pela audição são o ouvido externo, o ouvido médio e a cóclea. Os canais semicirculares, o sáculo e o utrículo são responsáveis pelo equilíbrio.A audição é um dos cinco sentidos. O ouvido é o responsável pela capacidade de ouvir, ou seja, pela audição e pelo equilíbrio do corpo.
Também chamada órgão vestíbulo-coclear ou estato-acústico.
A maior parte fica no osso temporal, que se localiza na caixa craniana e está dividida em 3 partes: orelha externa, orelha média e orelha interna.
Ouvido Externo : O ouvido externo é constituído pela parte visível do ouvido. As ondas sonoras são captadas e direcionadas para o canal auditivo externo,que estabelece a comunicação entre a orelha média e o meio externo.O canal auditivo externo termina numa delicada membrana chamada tímpano ou membrana timpânica firmemente fixada ao conduto auditivo externo por um anel de tecido fibroso, chamado anel tímpano.
Ouvido médio: É composto pela membrana timpânica, ou tímpano, como já foi chamado. A membrana auditiva é um conjunto de três ossículos (martelo, bigorna e estribo) e da tuba auditiva ou Trompa de Eustáquio- coloca a orelha média em continuidade com o ar das fossas nasais, normalmente fechada por uma válvula, do ouvido médio, as ondas sonoras são transmitidas ao nervo auditivo por comunicações:
O cabo do martelo tem comunicação com o tímpano; A bigorna tem comunicação com o martelo e com o estribo; Tuba auditiva comunica com a faringe,dessa forma, a pressão doa ar atmosférico é igual.
Ouvido interno: É composto por três estruturas: Vestíbulos: Entre os canais semicirculares e na cóclea que está uma grande cavidade cheia de um líquido chamado perilinfa, e no interior dessa cavidade existem 2 bolsas membranosas contendo outro líquido chamado endolinfa; Essas bolsas membranosas se dividem em: uma póstero-superior chamada de utrículo, e a outra ântero-inferior chamada de sáculo.
Comunicam-se através dos