Aguas subterraneas
O trabalho tem como tema ´´As águas subterrâneas``. O trabalho estará composto logo aprior pela conceitualização, de seguida a contextualização, os fatores decorrentes, localização das águas subterrâneas, ocorrência e volume das Águas Subterrâneas, Qualidade das Águas Subterrâneas e por fim o Uso das Águas Subterrâneas.
As águas subterrâneas apresentam algumas propriedades que tornam o seu uso mais vantajoso em relação ao das águas dos rios: são filtradas e purificadas naturalmente através da percolação, determinando excelente qualidade e dispensando tratamentos prévios; não ocupam espaço em superfície; sofrem menor influência nas variações climáticas; são passíveis de extração perto do local de uso; possuem temperatura constante; têm maior quantidade de reservas; necessitam de custos menores como fonte de água; as suas reservas e captações não ocupam área superficial; apresentam grande proteção contra agentes poluidores; o uso do recurso aumenta a reserva e melhora a qualidade; possibilitam a implantação de projetos de abastecimento à medida da necessidade
Conceito
Água subterrânea, é toda aquela água que ocupa todos os espaços vazios de uma formação geológica, os chamados aquíferos.
Contextualização
As águas subterrâneas são formadas pelo exendente das águas das chuvas. Nem toda água que está embaixo da terra é considerada como água subterrânea por haver uma distinção daquela que ocupa o lençol freático, que é chamada de água de solo e tem maior interesse para a agronomia e botânica.
Segundo ZIMBRES, (2009, p29), um maciço rochoso ou um solo argiloso, pode servir de leito para as águas subterrâneas, pois permitem que ela se acumule e elimine todos os espaços vazios do solo.
Em geral, as águas subterrâneas são armazenadas ou em rochas sedimentares porosas e permeáveis, ou em rochas não-porosas, mas fraturadas. Neste último caso, as fraturas geram um efeito físico similar ao da permeabilidade. Um caso menos frequente é