auditoria interna e externa
Definição do IIA(Instituto dos auditores internos no Brasil) de Auditoria Interna:
“Auditoria interna é uma atividade independente, de certificação objetiva e de consultoria designada para adicionar valor e melhoras as operações das organizações. Deve auxiliar uma organização a atingir seus objetivos por trazer uma abordagem sistemática e rígida para avaliar e melhorar a eficácia do gerenciamento de riscos, controles e processos de governança.”
A atividade de Auditoria Interna é realizada por funcionários da própria empresa, não é obrigatório a formação em superior Ciências Contábeis, Más para o bom desempenho de suas atividades, é necessário que o profissional possua conhecimento da operação da empresa, sendo que os conhecimentos complementares são comuns ao do auditor externo.
Tanto a Auditoria Interna quanto a Auditoria Externa realizam seus trabalhos utilizando as mesmas técnicas de auditoria. Ambas tem seu foque inicial voltado para o controle interno e formulam sugestões de melhorias para os defeitos encontrados.
Interesses atendidos:
Os auditores de ambos os grupos trabalham a fim de melhorar a confiança nas informações contábeis e operacionais. Agindo assim, eles prestam grande ajuda à administração e a todos os interessados. Contudo, devida à relativa independência de suas posições, cada grupo tende a servir a um diferente tipo de interesse. Os auditores internos não podem ser completamente independentes da administração e daí seus relatórios e pareceres serem de utilidade limitada para interessados externos, tais como acionistas e credores, os quais precisam receber relatórios não sujeitos, de qualquer forma, à influência ou persuasão da administração.
Os auditores independentes têm maior grau de independência; daí serem seus relatórios e pareceres de maior utilidade para terceiros.
Os auditores internos, sendo empregados, têm uma vantagem sobre os auditores independentes. Eles permanecem no emprego o ano todo, adquirindo