Enzimas de Diagnóstico
CK-MB
A CK-MB é a fração (isoenzima) mais específica da Creatinoquinase usada para diagnóstico de IAM. O miocárdio contém expressivas quantidades de CK-MB, esta fração pode ser liberada para o soro em quantidades significantes. A elevação da atividade plasmática da CK-MB é o indicador mais específico de lesão miocárdica (98-100% dos casos), particularmente, de infarto agudo do miocárdio. A CK-MB começa a elevar-se em 4-8 horas a partir da dor precordial, atingindo o máximo em 12-24 horas, retornando ao normal, nos casos não complicados, em 48-72 horas. Valores de Referência: valor máximo de 25 U/L mas pode variar em laboratórios.
LDH-LACTATO DESIDROGENASE
Enzima amplamente distribuída em todas as células do organismo, concentrando-se mais especialmente no miocárdio, rim, fígado, hemácias e músculos
Tem seus valores elevados em todas as situações em que ocorre grande destruição celular:: anemia hemolítica, infarto agudo do miocárdio, infarto pulmonar, doenças musculares, lesões hepáticas, neoplasias primárias ou secundárias (metastásicas) e hepatites.
Valores de referência: Acima de 130 mg/dL é considerado de risco.
LIPASE:
Maiores Concentrações localizadas no pâncreas, é uma enzima que catalisa a hidrólise dos ésteres de glicerol de ácidos graxos de cadeia longa (triglicerídeos. A avaliação dessa enzima é essencial no diagnóstico das patologias pancreáticas. Seus níveis estão aumentados (Hiperlipasemia) em pacientes com pancreatite aguda e recorrente, abscesso ou pseudocisto pancreático, trauma, carcinoma de pâncreas, obstrução dos ductos pancreáticos.
Valores de referência (VNR): 2-18 UI
TGO -TRANSAMINASE GLUTÂMICO OXALACÉTICA
Transaminase glutâmico oxalacética (TGO) Também chamada de aspartato aminotransferase (AST). É encontrada em células sanguíneas, fígado, músculo, cérebro, pâncreas e pulmões.
Seus níveis elevados podem indicar infarto do miocárdio, hepatite aguda, mononucleose infecciosa, infiltração