enzimas
Enzimas são, em sua grande maioria, proteínas especializadas em catalisar reações biológicas. Possuem uma grande importância para os organismos vivos, uma vez que seu poder catalítico é muito maior que o dos catalisadores sintetizados em laboratórios.
Catalisadores são substâncias que aumentam a velocidade de uma reação. Essas substânciasatuam combinando-se a outras substâncias, que sofrerão a catálise, originando um novo produto. No final da reação, há a formação desse produto sem a degradação do catalisador. No caso das enzimas, a substância catalisada chama-se substrato. Para serem substratos de uma mesma enzima, eles devem ter a mesma estrutura e a mesma suscetibilidade à ação catalítica da enzima.
Para entender o funcionamento das enzimas, devem-se conhecer dois conceitos: energia livre de ativação e estado de transição. Energia livre de ativação é a energia inicial necessária para que a reação ocorra. Estado de transição é o ponto da reação que possui a maior energia de ativação. Nesse ponto, a reação está no ponto máximo da barreira energética que separa os reagentese os produtos, fazendo com que a probabilidade de uma ligação química se rompa ou se forme seja muito elevada.
As enzimas atuam combinando-se aos substratos (ligação esta que ocorre no sítio ativo) para produzir um estado de transição que possui menor energia de ativação em relação ao estado de transição da reação não-catalisada. Quando a enzima se liga ao substrato, este último tem a sua forma modificada, fazendo com que seja gasto energia, de modo a diminuir a energia do estado de transição da reação catalisada, consequentemente fazendo com que ocorra uma diminuição na energia necessária para o término da reação.
Existem alguns modelos que tentam explicar a interação entre enzimas e substratos. Os três mais utilizados são:
·Modelo simples, onde enzima e substrato possuiriam cargas opostas, havendo a interação entre a enzima e o substrato de forma parcial. Formar-se-ia um estado de