ciencia
Conceito São moléculas de natureza proteicas que funcionam como catalisadores das reações químicas, que ocorrem nos sistemas biológicos. Por esta razão são nomeadas de biocatalisadores. O papel básico de uma enzima é diminuir energia de ativação, aumentando assim, a velocidade das reações químicas, no entanto elas não sofrem alterações no processo global, não são consumidas no decorrer da reação e são altamente específicas.Ou seja interagem com um ou alguns poucos substratos e catalisando apenas um tipo de reação química. Outra característica das reações enzimáticas é o fato de ocorrerem num local específico da molécula de enzima, no sítio ativo. O centro ativo contém cadeias laterais de aminoácidos, as quais criam uma superfie tridimensional complementar ao subtrato. O sítio ativo liga o substrato, formando um complexo enzima-substrato (ES). O complexo ES é convertido em enzima-produto (EP), o qual subsequentemente se dissocia em enzima e produto.
Algumas enzimas se associam com um co-factores não proteicos para realizar uma atividade enzimática. Os cofactores comumente encontrados incluem r íons metálicos, tais como(Cu2+, Fe2+, Mg2+, Zn2+, etc.) ou moléculas orgânicas (NADH, NADPH, niacina, vitaminas, etc.), caso em que passam a ser designadas de coenzimas. Quando a coenzima está ligada covalentemente à enzima é designada de grupo prostético. O conjunto enzima-cofactor é chamado de holoenzima; a parte proteica deste conjunto é a apoenzima.
O mecanismo de acção enzimática pode ser descrito da seguinte maneira: E+S[ES]E+P Em que E representa a enzima, S o substrato, ES o complexo enzima-substrato e P o produto.
A grande especificidade enzima-substrato está relacionada á forma tridimensional de ambos. Eles se encaixam perfeitamente como chave em fechadura. A partir desta observação foi proposto o modelos da atividade enzimática que é denominada teoria da chave- fechadura e o modelo